Os Pais de Jesus

La Pieta por El Greco

Aos nove anos de idade, os meus pais, mandaram-me para a catequese. Já ia com três anos de atraso, no dizer dos entendidos. Por vontade do meu pai, eu nunca teria ido, mas a minha mãe pensava de outra forma… Para mim, sem voto na matéria, era um desesperante desperdício de tempo, que poderia ser gerido de forma útil, entre a especialização do jogo do “abafa” e o no treino intensivo de corridas de bicicleta.

A minha falta de vocação para alcançar os mistérios divinos era enorme, então passava aquela hora calada e quieta. Nunca fazia perguntas e jamais me passaria pela cabeça propor uma discussão. A catequista – senhora Escolástica – olhava para mim com tristeza e chegou a dizer à minha mãe, que eu não conseguia aprender o catecismo. Nessa altura, ainda tive esperança, que a minha mãe me tirasse daquelas aulas enfastiantes, mas qual quê…

-//-

– Pai, Jesus era mágico?
– Não, era um homem como outro qualquer.
– Mas ele transformou a água em vinho.
– Achas que a Rainha Isabel era mágica?
– Não…
– Mas ela transformou o pão em rosas…
– Mas isso é uma história, não conta!
– Exatamente… é uma história, tal e qual, como as histórias de Jesus!
– Mas Jesus existiu há muitos anos.
– Na verdade, ninguém sabe ao certo. Mas a Rainha Isabel existiu de certeza!
– Então ele não transformou a água em vinho.
– Claro que não! Essas histórias chamam-se parábolas. Há muitas, umas com Jesus, outras com rainhas, outras até com pessoas completamente inventadas.
– Pai… Deus era pai de Jesus?
– O pai de Jesus era José…
– Mas a senhora Escolástica disse que Jesus era filho de Deus.
– Pergunta lá à senhora Escolástica como é que Maria teve um filho, que é filho de José e Deus ao mesmo tempo… – Disse o meu pai com um sorriso nos olhos.

-//-

– Mãe, Jesus era mágico?
– Não filha, era um homem muito bom, que ajudava as pessoas que precisavam.
– Mas ele transformou a água em vinho.
– Ah, mas isso é diferente. Isso foi um milagre…
– Mas o pai disse que era um conto.
– Bem… não é bem um conto… é que… bom, a mãe acredita que foi um milagre.
– Também acreditas em fadas e mouras?
– Claro que não, isso são lendas.
– Eu sei. Mas como elas também transformam umas coisas noutras… Mãe… Deus era pai de Jesus?
– Sim, Jesus era filho de Deus.
– Mas o pai dele não era José?
– Sim, de certa maneira… é que… bem, foi José que o criou.
– Então a mãe de Jesus, tinha sido casada com Deus, antes de casar com José?…
– Não filha… mas… olha, não penses nisso agora. A seu tempo, vais aprender e perceber isso tudo, lá na catequese.
– O pai disse para eu perguntar à senhora Escolástica, como é que Maria teve um filho de dois pais…
– A mãe pensa que é melhor não perguntares nada.

-//-

– Filha… chega aqui.
– Sim, pai!
– Acho melhor não perguntares à senhora Escolástica, sobre os pais de Jesus.
– Pois. A mãe já me tinha dito.

Sobre Luísa L.

Portuguesa, alentejana, apaixonada pelas artes e letras em todas as suas manifestações.
Esta entrada foi publicada em Eu não Escolhi Deus com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Os Pais de Jesus

  1. Laudelino diz:

    Menina curiosa!
    À pergunta cabe um resposta, que cabe uma pergunta…
    Grato por apresentar estas palavras!

Sirva-se de frutos, prove o hidromel e diga de sua justiça!

