Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Árvore de Natal - Terreiro do Paço, Lisboa

O frio já nos entra na alma, o nevoeiro cerrado já convida ao quentinho do radiador – a lareira dos pobres –, e, o frenesim das compras natalícias já começou. Até parece que não há crise… mas essa é outra história.

O Natal já teve muitos nomes. Profundamente ligado ao solstício de inverno, não é mais do que uma adaptação de festividades pagãs ao cristianismo. Em tempos idos (1400 a.e.c.) festejava-se, em 25 de dezembro, o nascimento de Mitra, um deus solar do bem, da libertação da matéria e criador da luz, associado à mitologia persa e mais tarde adotado pela mitologia greco-romana. Durante o império romano, este deus, chegou a ter um destaque privilegiado (os cultos eram prestados apenas por homens), quase assumindo a dimensão de religião: o mitrismo. Por todas as terras de César – na península Ibérica até ao séc. IV -, festejavam-se as Saturnais, festividades dedicadas a Saturno, deus da agricultura, e que se estendiam de 17 a 24 de dezembro. Eram comemorações alegres e coloridas, onde se acendiam velas e fogueiras que ardiam, sem interrupção, durante sete dias. Distribuíam-se rações suplementares aos escravos (pobres) e os nobres alforriavam (presentes aos merecedores), naquele período, um escravo por dia, depois, demonstrando humildade, invertiam os papéis e serviam-lhe uma refeição.

Mais tarde o cristianismo adotou aquela data, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que parece ter ocorrido na segunda metade do mês de setembro, por altura da festa dos Tabernáculos. Mas isso é pouco importante. A igreja simplesmente aproveitou uma data conhecida, que os povos conheciam e estavam habituados a festejar; e assim, manteve-se a festa, mudando apenas o nome.

Quando eu era criança, colocava os sapatinhos à chaminé, pois durante a noite de 24 de dezembro, o Menino Jesus, desceria pela chaminé e colocaria lá dentro os presentes, se eu fosse merecedora. Agora é o Pai Natal que, voando num trenó de seis renas, coloca os presentes em cada lar, na base do pinheiro enfeitado com luzinhas coloridas. E a Festa continua!

Pela parte que me toca, gosto de celebrar a Vida, então desejo a todos os meus leitores e amigos…

Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Anúncios

Sobre Luísa L.

Portuguesa, alentejana, apaixonada pelas artes e letras em todas as suas manifestações.
Esta entrada foi publicada em Tudo ao Molho com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

20 respostas a Boas Festas e Feliz Ano Novo!

  1. Obrigado amiga por você fazer alguns relatos de suas experiências vividas referentes essas datas que todos comemoram e também devem ter as suas recordações em que foi descrito por você tão bem e aproveito para lhe dizer: Que bom que você esta aqui no dihitt e é minha amiga então lhe desejo desde já um Feliz Natal e Ano Novo!.
    Bem cheio de Paz, Amor, Saúde e Alegria.
    Que o ano de 2012 seja pleno de realizações.

  2. Não desperdiçastes uma única palavra e resumistes bem, tudo. Celebremos a vida, nosso bem mais precioso. Feliz Natal a ti e aos teus leitores.

    • Luísa L. diz:

      Ivani, nós por cá, ainda preservamos a tradição do “tronco de Natal” (abate-se uma árvore e o seu tronco e ramos ardem durante dias). Nos grandes centros urbanos a tradição perdeu-se, mas, nas regiões agrícolas, ainda vive. É aconchegante! 🙂

      Beijos e Boas Festas!

  3. cecilia diz:

    Ei Luisa,

    Amiga eu também já esperei o menino Jesus descer pela chaminé com meu presente, depois o Papai Noel em sua trenó e seu saco vermelho amontoado de presentes, até que um dia passei a esperar meu pai e minha mãe, rsrsrs, acabou se a fantasia mas o natal continua com a mesma intensidade….rsrsrs, nascimento , renovo, vida….

    Beijos e desejo a você e todos os seus familiares um belíssimo natal e um ano novo repleto de realizações….

    Boas festas

  4. Grande Luisa, apesar do Natal ja não ser o mesmo da época que se colocava os sapatinhos na janela, sempre tem aquele “espirito” … que tudo poderia ser melhor.

    • Luísa L. diz:

      JB, pena que esse “espírito” não nos acompanhe durante todas as épocas do ano… vai daí, talvez não fosse boa ideia. Sei lá, também precisamos de tempo para sofrer, né? 😀

      Feliz Ano Novo! 🙂

  5. Cris diz:

    Lu,

    Lá se vai mais um ano! Que a ‘vida’ entre pela porta da frente em sua plenitude, trazendo harmonia, paz, alegria, prosperidade e que você e sua família possa nesse novo ano, ter o mais precioso dos bens: a saúde. Então, brindemos à saúde! Bjks no coração.

    • Luísa L. diz:

      Um enorme brinde à saúde, Cris! Tchim, tchim!

      E que a próxima etapa seja menos pedregosa que a que passou.

      Um abraço apertado e um grande beijinho! 🙂

  6. Para você também Luisa e todos os teus familiares. Belíssima foto e parabéns pelo texto acima. Vindo de uma escritora, eu e tantos outros amantes da literatura, não poderia pensar diferente. Felicidades neste Natal e em 2012.

    • Luísa L. diz:

      Olá Marcelo!

      Muito obrigada pela deferência, mas eu não sou exatamente escritora. Arrisco a escrever umas coisas por outras. 🙂

      Desejo-te Festas muito felizes e um próspero Ano Novo!

      Abraços.

  7. Sissym diz:

    Luisa,

    O significado do Natal tem mudado muito de geração para geração. Ainda bem que nós guardamos conceitos antigos e podemos passar para frente. Que é estar em família, ou quem não tem por algum motivo, estar perto dos mais proximos que se ama ou gosta. É a confraternização e orações pelo amor, pela paz, pela fé. Que isso entre pelas janelas natalinas, a paz, a fé e o amor… e faça com que cada um sinta este sinal de Deus que teve o seu filho como mensageiro das palavras humanas.

    Beijos

  8. Não sou muito fã da data (papai noel nunca me traz o que peço rsrs), mas acaba sendo importante pela universalidade. Nascimento de cristo que nada. Até cristãos comemoram é a troca de presentes e a grande estrela é mesmo o Papai Noel (mesmo me dando tanto cano assim).

    Já o Ano Novo… ah, esse eu comemoro mesmo. Sempre tem a mística, a sensação de renovação. Claro, fictícia, mas… e eu lá sou 100% racional? rs

    Beijos

    • Luísa L. diz:

      Então Bom ano Novo para ti, José! 🙂

      Ah, mas é essa sensação que é boa mesmo! Fictícia ou não ela dá uma ajudinha no ânimo! 😛

      Beijos!

  9. Valéria diz:

    Ah, pra vc também querida amiga que gosto tanto!!

    Desculpa a demora, mas estou a todo para os preparativos da viagem em janeiro que será muito cumprida….

    Que a alegria boa, que provoca na gente nesta época do ano, e fica pipocando no coração da gente, seja presente em todos os dias que virão! Pra vc, os seus mais queridos e pra mim também!

    Abraços pra vc!!

  10. Beth Muniz diz:

    Luisa querida,
    Obrigada.
    Para você também.
    E aproveitando: Um Ano Novo de Novo!
    Com paz, saúde e muitas alegrias.
    Grande beijo.
    Fui!

Sirva-se de frutos, prove o hidromel e diga de sua justiça!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s